Entre em contato

Redes Sociais

Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON)
também conhecida como o movimento Hare Krishna

ORGANIZAÇÃO:​

Popularmente conhecida como Movimento Hare Krishna, a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON) é uma confederação mundial com mais de 400 templos, 100 restaurantes vegetarianos e uma grande variedade de projetos comunitários.

 

HISTÓRIA:

A ISKCON pertence à Gaudiya-Vaisnava Sampradaya, uma tradição monoteísta dentro da ampla cultura hindu. É baseada, de maneira escritural, no Bhagavad-gita, ou Canção de Deus, texto em Sânscrito de 5 mil anos de idade. A ISKCON segue sua linhagem diretamente do Senhor Krishna, o orador do livro sagrado, reverenciado como a Suprema Personalidade de Deus; e do Senhor Caitanya Mahaprabhu, a encarnação de Deus no Séc. XVI, na Índia, que enfatizou o entoar do mantra Hare Krishna como o meio mais eficaz de alcançar auto realização e amor por Deus nesta era.

 

FUNDADOR:

Em 1965, aos 69 anos, Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanata Swami Prabhupada viajou sozinho da Índia para a América, para trazer os ensinamentos de Krishna para o Ocidente. Em 11 de julho de 1966, Srila Prabhupada registrou oficialmente a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON), em Nova York, e assim começou o Movimento Hare Krishna na América. Srila Prabhupada faleceu em 1977.

 

MISSÃO:

A missão não-sectária deste movimento monoteísta é desenvolver o bem-estar da sociedade, promovendo a ciência da Consciência de Krishna. Para isso, Srila Prabhupada estabeleceu a declaração de missão da ISKCON em sete propósitos.

 

TEXTOS SAGRADOS:​

A filosofia da ISKCON baseia-se em antigos textos védicos. Estes incluem o Bhagavad-gita, o Srimad-Bhagavatam e o Caitanya-Charitamrita. O estudo dessas escrituras ocorre em templos da ISKCON diariamente, e narrações especiais, ou palestras, muitas vezes fazem parte de encontros comunitários semanais e festivais.

OS SETE PROPÓSITOS DA ISKCON

Quando a ISKCON foi fundada em Nova York em 1966, Srila Prabhupada determinou os sete pontos seguintes como propósitos da Sociedade:

1. Propagar sistematicamente o conhecimento espiritual na sociedade em geral e educar as pessoas nas técnicas da vida espiritual a fim de fazer frente ao desequilíbrio de valores na vida e obter verdadeira unidade e paz no mundo.​

2. Propagar a Consciência de Krishna, tal como se revela no Bhagavad-Gita e no SrimadBhagavatam.​

3. Fomentar a aproximação entre os membros da ISKCON e entre estes e Krishna, o Ser Originário, para assim desenvolver a ideia, entre os membros e na humanidade em geral, de que cada alma é qualitativamente parte integrante de Deus (Krishna).​

4. Ensinar e promover o movimento de sankirtana, o canto congregacional do santo nome de Deus, tal como se revela nos ensinamentos do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu.​

5. Erigir, para os membros e para a sociedade em geral, um lugar sagrado de passatempos transcendentais, dedicado à Personalidade de Krishna.​

6. Promover a união entre os membros para ensinar um modo de vida mais simples e natural.​

7. Com o objetivo de obter os mencionados objetivos, publicar e distribuir periódicos, revistas, livros e outros escritos.